top of page

Camaquã ganhará sua primeira ciclovia


O prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, anunciou no início de agosto que enfim a obra de recuperação da avenida Cônego Walter Hanquet (Faixinha), sairá do papel, uma obra esperada e muito cobrado pelos camaquenses. E o projeto contempla também a construção de uma ciclovia, a primeira em Camaquã.

O edital para concorrência que definirá qual empresa fará a obra foi publicado no dia 10 de agosto. Conforme o edital, as propostas das empresas interessadas serão abertas no dia 12 de setembro, às 9h, na Prefeitura. As obras incluem o asfaltamento da avenida, construção de ciclovia, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e a sinalização de trânsito da via.

O projeto prevê que a ciclovia terá toda a extensão da Faixinha, desde a BR-116 até a rua antes da ponte do Arroio Duro, com 2,40m de largura. Uma das condicionantes do trabalho contratado foi a criação de uma ciclovia no lado leste da avenida, no sentido bairro–centro, por não possuir muitos cruzamentos e assim permitir fluidez e segurança aos usuários desse modal de transporte. Devido às limitações impostas pela geometria da via existente e a restrição quanto à utilização da área dos passeios existentes, reduzindo sua largura, a ciclovia teve de ser dimensionada com larguras mínimas, suficientes para a inserção de duas bicicletas simultâneas e paralelas.

A delimitação entre a ciclovia e as faixas de tráfego da avenida se dará por meios-fios de concreto colocados de forma intermitente ao longo de toda a extensão da avenida, respeitando-se cruzamentos, entradas de garagem e paradas de ônibus. Sobre as paradas de ônibus especificamente, tratam-se de ponto de conflito irrelevante, que dispensa especial atenção no seu tratamento. Sendo assim, a solução mais adequada foi a inversão do posicionamento da ciclovia nos locais de paradas, fazendo com que o abrigo de passageiros ficasse mais próximo à faixa de tráfego do ônibus. Nesses pontos, o nível do pavimento da ciclovia é o mesmo do passeio e a ligação entre estes se dá por uma rampa com declividade adequada.

Quando anunciou que os entraves burocráticos para a publicação do edital foram vencidos, o prefeito se mostrou aliviado, dizendo ter sido um trabalho de três anos. “Nosso empenho é para que se conclua neste ano”, disse o prefeito. A obra da Faixinha foi anunciada em 2013, quando a Prefeitura assinou convênio com a Caixa no valor de R$ 10,6 milhões para obras em algumas. No entanto, o prefeito explicou que entraves burocráticos causaram demora para que, de fato, as obras possa começar.

bottom of page