top of page

Irmãos Elias contam como foi a disputa do Brasileiro XCO


Eles disputaram o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO, no último final de semana em Juiz de Fora, Minas Gerais e mostram a força do MTB no sangue da família Elias e junto de outros gaúchos encheram o Estado de orgulho. Os lourencianos Bruna, Marcelo e Thiago Elias tiveram grandes resultados.

Pelo terceiro ano consecutivo, Bruna, de 16 anos, foi campeã brasileira, um título em 2014 pela categoria Infanto, um pela Juvenil em 2015 e agora o bicampeonato pela Juvenil, consagrando mais uma vez a atleta da Specialized Racing BR. Os irmãos dela, Marcelo e Thiago (gêmeos de 13 anos), da equipe Triplo xXx, foram a competição pela primeira vez e tiveram grandes resultados. Marcelo estreou com o bronze na categoria Infanto e Thiago ficou com a nona colocação na categoria que tinha todos os outros atletas mais velhos que eles.

Os irmãos Elias contam que a prova não foi fácil. “Uma pista muito dura, de subidas fortes e obstáculos perigosos”, detalha Bruna. E foi justamente as subidas que fizeram a diferença. Para Bruna, favorecerem, mostrando a força e o preparo da atleta. Para os irmãos, as subidas pesaram. “As subidas fizeram mesmo a diferença, era o tempo todo pedalando e fazendo força, não dava para parar”, conta Marcelo. Ele e Thiago sabem, agora, que precisam dar maior atenção aos treinos de subidas, uma grande experiência adquirida na competição na avaliação deles mesmos.

Os três tiveram quedas dois dias antes em treinos na pista, Bruna e Marcelo mais graves, mas tudo superado. Marcelo quase ficou fora da prova por conta das dores, mas inspirado em situações semelhantes já enfrentadas pela irmã, superou para fechar a prova com o bronze. Ele largou na primeira colocação e permaneceu na liderança por um longo tempo, mas as subidas de fato pesaram para manter a posição. Thiago largou em quinto e também manteve a colocação, mas assim como o irmão, sofreu com as subidas. “Foi ótimo, principalmente para pegar experiência. Foi minha primeira prova na modalidade XCO, ficar no top 10 do Brasil é um grande resultado”, avalia Thiago que pela primeira vez esteve em uma disputa de XCO.

Bruna comenta que as subidas que pesaram para os irmãos foram realmente o grande diferencial da prova. “Logo que começamos a treinar quando chegamos lá notamos que não seriam as escadarias, rock Garden ou qualquer obstáculo que definiria as provas e sim as subidas, realmente pesadas. E foram também estas as observações da Specialized em nossa reunião final de atletas antes da prova”, detalha Bruna.

Para os gêmeos, esta foi uma oportunidade de aprendizado e de observação de pontos que merecem mais atenção. Marcelo e Thiago não escondem a satisfação de estar entre os grandes no esporte nacional, inclusive os atletas olímpicos. Aproveitaram para mostrar o talento e seguindo os passos da irmã que está numa das mais importantes equipes do Brasil, já puderam fazer importantes contatos. E não escondem a enorme satisfação com os resultados que tiveram na estreia nacional.

Para Bruna, o momento agora é de só de comemoração. “Desde que cheguei da segunda etapa da Copa Internacional, fiquei focada para o Brasileiro. Só pensava em dar o meu melhor, foquei os treinos naquilo que precisava melhorar, só pensava em me superar e superar a atleta que ficou na minha frente na segunda etapa da Copa Internacional”, conta a atleta que mantém a liderança da competição. E a preparação deu certo. Bruna liderou a prova do Brasileiro de ponta a ponta e chegou a frente até da campeã da categoria Júnior, uma acima da sua e que largou três minutos antes. “Deu tudo muito certo, tudo exatamente como planejei. Foi um dia perfeito que Deus me abençoou”, comemora Bruna.

Os irmãos agora seguem focados. Bruna disputará a etapa final da Copa Internacional em setembro e em agosto Marcelo e Thiago disputarão o Brasileiro de Ciclismo de Estrada no Paraná.


Veja também:

bottom of page