top of page

Camaquense participa do L’Étape du Tour na França

O camaquense Carlos Augusto Ferrão participou no fim de semana passado do L’Étape du Tour, uma oportunidade fantástica para que ciclistas amadores tenham a sensação de uma das etapa do Tour de France, passando as mesmas dificuldades no mesmo trajeto que os grandes do pedal ainda enfrentarão no Tour que está sendo realizado. Carlão contou como foi a experiência. Confira.

O relato

“O L’Étape du Tour é um evento que permite que milhares de fãs do ciclismo possam ter a mesma sensação dos ciclistas profissionais ao terem a oportunidade de participar de uma das etapas do Tour de France. Este ano a prova aconteceu no dia 10 de julho e teve em torno de 15 mil inscritos de 52 nacionalidades.

O trajeto foi entre as cidades de Megève e Morzine nos Alpes franceses, o qual acontecerá no dia 23 de julho a etapa 20 do Tour de France. Foram 122 km com 3 montanhas míticas, o Col de Aravis, o Col de La Colombiere e em particular o temível Col de Joux Plane, classificado como 'hors catégorie' sendo 11,6km de extensão e inclinação acima de 8,5% em toda a sua rota.

Com as estradas fechadas para o tráfego de veículo os ciclistas aproveitaram para dar o melhor de si e se superar na difícil altimetria, muitas vezes ajudados pelos aplausos da população que se aglomera à beira da estrada. E por falar em estradas...dá gosto andar no asfalto de excelente qualidade em qualquer estradinha por mais 'insignificante' que seja. Também vale ressaltar a organização do evento que contava com o apoio de 75 motos que garantiam a segurança dos participantes e 8 veículos motor home da Mavic de assistência mecânica.

Os detalhes das montanhas: O Col des Aravis - 1487m de altimetria, 6,7km, inclinação média 7% O Col de La Colombiere - 1618m de altimetria, 11,7km, inclinação média 5,8% O Col de Joux Plane - 1691m de altimetria, 11,6km, inclinação média 8,5%.

Infelizmente não consegui 'homologar' a prova, pois fiz o percurso em um tempo superior ao que era estabelecido devido a câimbras que surgiram na última montanha. Mas me sinto feliz por ter feito o trajeto e ter podido curtir toda aquela atmosfera que gira em torno de um Tour de France, em um local maravilhoso para quem curte o ciclismo!”.

As imagens

Clique para ampliar

bottom of page