Barro, alegria e desafio cumprido entre Candiota e Bagé
Foi um domingo de festa do pedal na região da Campanha neste dia 10, durante a 8ª edição do Desafio Candiota/Bagé, promovido pela Ciclo Regert. Com mais de cem participantes, o evento teve recorde num dia de muito barro para deixar o mountain bike perfeito para quem encarrou o Desafio.
Sem característica competitiva, o Desafio tem por objetivo estimular novos praticantes do mountain bike com 50km, ou desafiar e colaborar com a preparação dos mais experientes em 120km. Um encontro em clima festivo de confraternização pelo esporte, brindado com sol e temperaturas amenas nas estradas da região.
Organizador do Desafio, Heron Regert comemora este espírito festivo do evento e a grande participação de ciclistas. “Pra nós foi uma surpresa ultrapassarmos os cem participantes neste evento, batendo recorde nesta 8ª edição, demonstrando o quanto os grupos de ciclismo estão em alta”, comenta ele, citando a participação de grupos como Pelotão do Pampa, Pedal Domingueira, Pedal Sem Compromisso, Pedalight, Pampedal, Amigos do Pedal, entre outros, de quase dez cidades.
O barro, que para muitos foi até motivo de comemoração, foi causado pela chuva na véspera, que quase fez a organização transferir o evento. “Confiamos na previsão de tempo bom para o domingo e deu no que deu, um amanhecer nublado com cerração, mas um belo dia de sol e céu limpo, com temperatura agradável, favorecendo os participantes que se desbravaram a encarar este desafio”, comenta Heron, satisfeito: “Em resumo, foi fantástico, com todos os participantes concluindo o evento, sem nenhuma queda grave, o que sempre nos preocupa muito, já que vários ciclistas iniciantes colocam-se à prova em eventos como este”.
Superação
Democrático, descontraído, o esporte do pedal se mostra sempre aberto à todos. E não foi diferente no Desafio Candiota/Bagé. Um exemplo de superação foi com a participação do ciclista Dagoberto Pereira (foto), deficiente auditivo que pela primeira vez participou de um evento de ciclismo, a inclusão social promovida pelo esporte. Heron Regert conta que, segundo testemunho de Dagoberto e seus familiares, diversos outros eventos esportivos já haviam barrado a sua participação, mas com a turma da Campanha ele pode pedalar e curtir o dia e cumprir com seu próprio desafio.
Fotos: Verônica Regert