top of page

Tocha Olímpica chega ao Estado neste domingo

​A Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul neste domingo (03). A primeira cidade designada para recebê-la é Erechim, onde o governador José Ivo Sartori participa da programação de recepção. Logo depois, o destino é Passo Fundo, um dos municípios em que o símbolo olímpico irá pernoitar (assim com Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul). Estes locais são chamados Cidades de Celebração. A seguir, a chama segue para São Miguel das Missões.

No Rio Grande do Sul, o fogo olímpico percorrerá 28 municípios entre domingo (03) e sábado (09). O símbolo irá percorrer 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água, passando por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

No trajeto gaúcho, a Tocha Olímpica será conduzida por 617 indicados, mas todo este roteiro não será só a pé. Está prevista a condução através de vagoneta (nos molhes de Rio Grande), de jet ski (Guaíba), de paraglider (Nova Petrópolis), de rapel (Canela), de bicicleta (em São Lourenço do Sul e em Novo Hamburgo) e a cavalo (em Porto Alegre, durante homenagem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho e ao centenário da cavalaria da Brigada Militar). Em São Sepé, haverá o encontro da tocha olímpica com o fogo de chão eterno, mantido aceso há mais de 200 anos na fazenda Boqueirão, e que representa com maior autenticidade a chama crioula do Rio Grande do Sul.


Confira também





bottom of page