Os favoritos a título no Zona Sul de MTB 2016
O Campeonato Zona Sul de Mountain Bike está num mês de intervalo, porém, os atletas mantem-se firmes nos treinos, especialmente aqueles que querem (e podem), brigar pelos títulos das 14 categorias em disputa.
A competição esta apenas na metade. Das dez etapas, cinco foram disputadas e, mesmo ainda tendo muito pedal pela frente, em muitas categorias já dá para apontar o favorito ou os favoritos. Porém, em muitas categorias a classificação é apertada e a briga deve sr até a etapa final, prometendo fortes emoções. A próxima prova será no dia 07 de agosto nas belas estradas de Sertão Santana.
Confira como estão os atletas na briga pelo título
*Base da classificação divulgada pela ULC até a 4ª etapa mais a pontuação da 5ª etapa.
Feminina A – Esta é uma das categorias na qual o resultado final dependerá da participação das atletas nas etapas. Isto por que, são três mulheres andando muito, Vanessa Regert, Raquel Sacramento Wally e Bruna Elias. Vanessa vinha de uma temporada incontestável, com vitórias nas três primeiras etapas. No entanto, Bruna disputou e venceu a 4ª e 5ª etapa, o que evidencia a “briga” entre as duas pelo título, dependendo da participação de Bruna nas etapas, já que a atleta está mais focada em provas fora da região. Vanessa está com 59 pontos, Raquel tem 38 e Bruna soma 26.
Feminina B – Adienez Castro está com uma temporada forte, só não venceu a 2ª etapa da qual não participou, pois estava em Minas Gerais na Copa Internacional. Ela soma 52 pontos, seguida por Lessandra Elias que tem 45 pontos e emendou três etapas na segunda colocação. Jaqueline Santos, mesmo com falta em duas etapas é a terceira colocada, com 31 pontos.
Juvenil – O título da categoria deve ficar com Thiago Elias. Até a quarta etapa, ele e o irmão Marcelo eram os atletas que se mantinham com presença constante nas etapas. Thiago está com 53 pontos e Marcelo com 52. Porém, Marcelo disputou a quinta etapa na Júnior, categoria acima, na qual permanecerá o restante do campeonato. O título já está nas mãos de Thiago.
Estreante – Dificilmente a classificação atual mudará na primeira e segunda colocação. Pierre Rodrigues lidera com 65 pontos e deve ser o campeão, já que venceu todas as etapas, repetindo a grande temporada do ano passado quando foi o campeão da Iniciante, basicamente com os mesmos adversários deste ano. Em segundo está Alissandro Vasconcelos, com 40 pontos mesmo com falta na 5ª etapa, posição que deve ser sua na classificação final. A briga fica para as posições seguintes, já que é pequena a diferença de pontos entre os atletas que vem se revezando nas posições do pódio. Éverson Machado tem 31 pontos, Flávio Specht tem 29, Marcus Ganti Martinez 24 e Tiago Griep 21.
Iniciantes – A categoria promete disputa acirrada entre três atletas até a etapa final. O líder é Laércio Bierhalz Peglow que soma 53 pontos. Ele foi o segundo colocado nas quatro primeiras etapas e venceu a 5ª. Porém, um adversário pode comprometer esta liderança, Marcelo Becker, que não pontou na 1ª etapa por ter competido em outra categoria, venceu as outras três etapas, mas teve problemas na etapa Pelotas fazendo apenas um ponto, somando 46, na terceira colocação. Porém, é ele quem tem as maiores chances de brigar pelo título com Laércio. Já Gilberto Ribas Neto é outro atleta que vem numa boa temporada. Voltando a competir este ano, ele soma 46 pontos e está na segunda colocação, podendo também brigar pela taça no final do campeonato.
Master B – Esta é mais uma categoria em que é difícil apontar apenas um favorito. Valdeni Backaus tem 53 pontos, com os melhores resultados nas três primeiras etapas que venceu. Em segundo está Marcelo Tavares, com 43 pontos, atleta que vem numa crescente e venceu as duas últimas etapas. Na terceira colocação está Maurício Santos, com 40 pontos, que mantinha-se com segundas e terceiras colocações nas etapas, mas ficou em quinto em Pelotas. O grupo tem um adversário de peso na disputa pelo título: Danilo Elias. Ele soma 31 pontos, mesmo tendo problemas com uma queda na 2ª etapa, somando apenas um ponto e faltando a terceira etapa, quando acompanhava a filha Bruna na disputa do Pan-Americano. Danilo vem numa crescente de desenvolvimento e foi o segundo colocado nas duas últimas etapas.
Master A – O favorito da categoria é Vilarbo da Silva Júnior que soma 58 pontos e não venceu apenas uma das etapas até aqui. Em segundo está Jonas Rosa Pereira com 49 pontos e em terceiro Clauber Almeida, com 35 pontos, mesmo sem ter pontuado na primeira etapa do ano, quando teve problemas com a bike.
Júnior – A liderança até aqui é de Gabriel Protzen, mesmo sem pontuar em uma etapa, vencer duas e ficar em segundo em outras duas. Ele tem 46 pontos, seguido por Luiz Paulo Félix que soma 34 pontos, com ausência em duas etapas. O terceiro colocado é Charles Pommerening com 33 pontos e Gustavo Ortiz soma 30. O grupo, no entanto, tem um novo adversário de peso. Marcelo Elias, que competia na Juvenil disputou a última etapa pelo Júnior e venceu. Ele permanecerá na Júnior daqui para frente e deve incomodar e muito os demais atletas na briga pelo título.
Sub-30 – Rafael Barbosa Terres lidera com 52 pontos e é também o atleta de resultados mais constantes, vencendo as duas últimas etapas. Em segundo está Jônatas Pommerening com 34 pontos, mesmo sem pontuar em Pelotas, seguido por Lázaro Rodegueiro Ieck, com 30 pontos. A pontuação, no entanto, é apertada, tendo Fernando Schott com 28 pontos e Nathan Cavalheiro com 26.
Sênior A – Dificilmente o título escapa das mãos de Éverton Machado que soma 62. Ele venceu quatro etapas e ficou em segundo em apenas uma, vencida por Paulo Ribeiro, que tem 51 pontos. São os dois atletas com sólidas chances de título, porém, Everton se mantém mais constante nos resultados, enquanto Paulo, que teve três segundas colocações ficou em terceiro na 5ª etapa, em Pelotas.
Sênior B – Lindomar Marth venceu as quatro primeiras etapas e, mesmo não indo a 5ª, mantém-se na liderança com 52 pontos. Em sequência a pontuação é apertada, com Rudinei Rosso com 39 pontos e Jorge Schaidhaer e Francisco Germano Penning empatados com 38. Carlos Barcelos pode incomodar o grupo, já que participou de apenas duas etapas e ficou em segundo numa e em primeiro em Pelotas, somando 23 pontos. Sua participação pode amontoar ainda mais a classificação da categoria que é uma das mais apertadas.
Sênior C – Três atletas estão mantendo posições constantes nas provas, as mesmas da classificação. José Rafael Bandeira lidera com 65, pontos, seguido por Jorge Barreto com 48 e Paulo Santos com 42. Pela constância dos atletas, as posições devem manter-se estas ao final da competição.
Sênior D – A categoria também tem atletas em resultados constantes. Manoel Souza venceu todas as etapas e tem 65 pontos, seguido por Nilton Silva com 50 pontos, Roberto Zorzoli com 37, Lúcio Schossler com 32 e Paulo Mecca com 24 pontos.
Elite – Márcio Lopes tem larga distância dos adversários, liderando com 53 pontos, enquanto Marcus Elias está em segundo com 34, Marcos Peglow soma 33 e Celso Santos soma 28. Eles têm, no entanto, adversários de muito peso, mas que estão faltando a várias etapas. A participação dos atletas da Elite pode fazer muita diferença na classificação final. Felipe Fossati Reichert, que dispensa comentários, venceu a 5ª etapa e tem 21 pontos, mesma pontuação de Fábio Garcia Lima, campeão da Elite em 2015. Outro atleta de peso e que pode fazer a diferença em suas participações é Daniel Oliveira, campeão de 2014, que soma 17 pontos.
Fotos
- Campeões de 2015
- Atletas que lideram as categorias em 2016