top of page

Lourencianos já podem utilizar os bicicletários da praça central


Quem pedala pelo Centro de São Lourenço do Sul já pode utilizar os bicletários que foram instalados na praça Dedê Serpa, que foi reinaugurada no dia 11 de junho após uma ampla revitalização.

Entre as várias melhorias na praça, foram instalados bicicletários, que podem ser utilizados tanto pelos frequentadores da praça como por que vai ao centro comercial da cidade e precisa deixar a bicicleta em algum local. Um dos bicicletários está instalado ao lado da posta de skate da praça.

As obras na praça iniciaram em março com investimento de R$ 848 mil em recursos próprios do Município. Foram revitalizados canteiros, luminárias, o parque infantil, banheiros e os passeios receberam calçamento, entre outras melhorias. Ponto principal da revitalização foi a restauração do chafariz que voltou a funcionar após mais de 20 anos desativado, com suas águas dançantes.



Confira como foi a reinauguração da praça


Assessoria de Imprensa da Prefeitura


Palco de eventos culturais e artísticos e ponto de encontro lourenciano, a Praça Central Dedê Serpa e o Chafariz Octaviano Luiz Pereira foram reinaugurados no sábado (11) em uma celebração marcada por muita emoção. O espaço, no coração da cidade, foi totalmente revitalizado e atraiu milhares de lourencianos para as comemorações em uma tarde cercada de cultura e atividades de integração. O pôr-do-sol e início da noite foram marcados pelo espetáculo de águas dançantes, som e luz do chafariz, em pleno funcionamento após passar décadas desativado.

A programação foi elaborada pela Coordenadoria Municipal de Cultura, com apresentações artísticas e culturais em mini-palcos intimistas descentralizados, aproximando a música da comunidade. Os lourencianos puderam conferir o talento de Everaldo Voz e Violão, Miguel Lima, Danilo Kuhn, Coral da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Haggatune, Nego Will, Banda Monte Alegre, Luciana Mello e Meio Bossa Nova e Rock’N’Roll. Durante a tarde, desde cedo o objetivo foi alcançado: a praça foi devolvida aos lourencianos para que convivam, troquem ideias, façam novas amizades e apaixonem-se pelo espaço revitalizado.

Uma extensa área verde, com plantio de árvores nativas em substituição às exóticas, além de roseiras e azaléias, encantou a comunidade. Novos bancos, luminárias e equipamentos esportivos, além dos caminhos pavimentados e a recuperação dos banheiros somam-se aos investimentos em infraestrutura. A área de recreação infantil e os equipamentos antigos foram recuperados.

Atrações variadas durante o tarde, como o Game Of Skate, a exposição de artesanato dos grupos Arte na Rua, Oficina de Ideias e Economia Solidária, a exposição de papel machê de Liliane Brauner, a exposição da Associação das Artistas Plásticas de São Lourenço do Sul, as atividades do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), mateada com Erva Mate Kimate e adoção de animais pelo Grupo Peludos integraram os atrativos. Atividades como a hora do conto e troca de livros, promovidas pela Biblioteca Pública Municipal, além de uma exposição fotográfica com paisagens do município e personagens de época contaram com a participação da comunidade.

A solenidade de inauguração contou com a execução do Hino Municipal pela Banda Marcial Vicente Di Tolla, Banda Marcial Monsenhor Gautsch e Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara. O prefeito Daniel Raupp, o vice-prefeito Gilmar Lüdtke, a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini, o secretário municipal de Obras e Urbanismo Amilton Neutzling e o presidente da Câmara de Vereadores Paulinho Pereira discursaram durante a cerimônia.

O prefeito Daniel Raupp destacou sua emoção e orgulho de reinaugurar a Praça Central Dedê Serpa e o Chafariz Octaviano Luiz Pereira, resgatando a memória dos lourencianos e entregando um espaço qualificado e atrativo para a comunidade usufruir, construindo boas memórias. “É com muito orgulho que recuperamos o coração desta cidade, a Praça Central Dedê Serpa, e o coração da praça, o Chafariz Octaviano Luiz Pereira. As antigas gerações olhavam para este espaço com nostalgia e a reinauguração destes espaços representa a celebração da vida. É mais importante ser do que ter, é fundamental termos espaços públicos qualificados, pois a cidade é pra todos” – afirma.

Emocionada, a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini agradeceu a todas as equipes que se esforçaram para traduzir a vontade da Administração Municipal de trazer as pessoas para praça novamente, em especial a arquiteta da Seplama, Rita Marimon, responsável pelo projeto. O secretário municipal de Obras e Urbanismo Amilton Neutzling também destacou o trabalho realizado pelas equipes da Prefeitura e a empresa vencedora da licitação, Tratare Construções LTDA, que pensaram em todos os detalhes da obra.

Após a inauguração oficial, o espetáculo de águas dançantes, som e luz do Chafariz Octaviano Luiz Pereira encantou os lourencianos. Um dos principais atrativos da Praça Central Dedê Serpa, o chafariz funcionará nos finais de semana, durante a noite, com um show de águas, som e luz. Concluído em 1971, o chafariz havia sido desativado devido ao deterioramento dos encanamentos e do sistema sonoro.

As intervenções foram realizadas pela empresa vencedora da licitação, Tratare Construções LTDA, que trabalha nos últimos detalhes da obra. Foram investidos pela Prefeitura R$ 848.848,58 (oitocentos e quarenta e oito mil oitocentos e quarenta e oito reais e cinquenta e oito centavos) nas obras de revitalização da praça.

bottom of page