top of page

Serra do Rio do Rastro: Pedalada desafiadora, bela e que deixa saudade


No último fim de semana de maio, quatro camaquenses pedalaram pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, famosa pela altimetria e principalmente pelas curvas sinuosas e pela beleza incomparável. Jaqueline Santos, Adriano Zanchet, Carlos Augusto Ferrão e Arthur Rosales Machado foram os camaquenses que fizeram o desafio pela serra que é considerada uma das mais belas do mundo.


Confira o relato em detalhes de Jaqueline:

“A Estrada da Serra do Rio do Rastro é uma das 10 subidas mais fascinantes do mundo. São quase 1.500 de elevação em curvas sinuosas, desafiadoras... quem é apaixonado por desafios de bike não pode deixar de vivenciar as belezas dessa estrada e o prêmio maior, ao estar lá em cima é o de uma vista deslumbrante. E lá fomos nós, eu, Adriano, Carlão e Arthur com muitas expectativas. Eu e o Adriano iniciamos a partir do 7º km de subida, à frente de Arthur e Carlão que iniciaram no pé da serra. Fomos no sábado, na tarde do dia 28 de maio, temperatura agradável, em torno de 14º graus, sol entre nuvens, mas, a cada km de subida a temperatura diminuía e o céu mais nublado ficava... em algumas curvas, nos recuos, era necessário parar um pouco para descansar as pernas... então encontrávamos outros visitantes que se surpreendiam com nossa aventura..."que coragem"..."são loucos"...outros registravam em suas câmeras fotográficas, nossa façanha. A paisagem de um verde intenso da mata e um som quase que musical de cachoeiras e pequenos córregos tornavam a subida ainda mais encantadora. Nos últimos 4km o desafio aumentou, entramos entre as nuvens, escureceu, a chuva começou a cair suavemente e a temperatura drasticamente caiu. Então decidimos pedalar sem parar até o topo e assim foi, não enxergávamos 2m à frente mas chegamos até o mirante... se vimos alguma paisagem lá de cima? Nada! Só neblina e alguns graxains, mas a emoção foi inexplicável... entramos no restaurante e aguardamos o Arthur e o Carlão que logo chegaram. Juntos tomamos um chocolate quente no capricho e nos preparamos para a descida. Aí às 18h, já noite, o frio e a chuva quase nos congelou, mas a adrenalina era tanta que nem sentíamos frio, só riamos e controlávamos as bikes para que não perdêssemos o controle na descida... concentração total e chegamos até as pousadas onde nos hospedamos com segurança, o banho quente foi a recompensa e no jantar parecíamos crianças contando uns para os outros como foi a aventura, já planejando novos trajetos e locais para nos desafiarmos.

Realmente um desafio e tanto!”

Entusiasta de desafios, Jaqueline diz já estar planejando uma nova pedalada pela Serra do Rio do Rastro e deseja levar mais camaquenses junto.

Fotos: Pessoais do grupo


bottom of page