top of page
Buscar

6 mil km pedalando pela América do Sul

  • Cristian Iepsen
  • 26 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

O paulistano da cidade de Franca, Éder Carlos Vilela, de 40 anos, está numa aventura pessoal, mas nada solitária. Por onde passa faz amigos e recebe ajuda. Ajudas, aliás, fundamentais para que ele cumpra um objetivo que nem está bem definido. Nesta semana ele passou pela Zona Sul do Estado e fez uma parada em Camaquã.

O ciclista saiu de casa no dia 20 de março em direção ao Mato Grasso, passou por alguns países da América do Sul, como Chile, Argentina e agora está no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (26) ele esteve em Camaquã, quando completava 6 mil km percorridos em sua aventura. Na cidade, ele visitou a Rádio Camaquense, onde conversou com o apresentar Bagé Costa (foto 2) e falou da aventura no pedal. Também visitou o jornal Gazeta Regional onde encontrou Julio César Santos, profissional do veículo de comunicação e ciclista. Éder contou sobre a viagem que não tem um rumo definido. Ele saiu de São Paulo para pedalar, a cada dia, rumo à vontade do momento. Não sabe se do Rio Grande do Sul volta para casa ou pegará outro rumo.

Éder aprendeu a andar de bicicleta aos cinco anos e como toda criança, adorava. O tempo passou e anos mais tarde, o pedal se transformou em uma filosofia de vida. Em 1998, para pagar uma promessa, realizou sua primeira viagem de bike até a cidade de Aparecida do Norte e daí em diante não parou mais.

Para manter-se no pedal, ele vai contando com ajudas para dormir, tomar banho e se alimentar. Se a situação aperta, pinta artesanalmente azulejos para venda e faz um dinheirinho para se alimentar. Mas a ajuda é que é fundamental. No Chuí, por exemplo, passou muito frio e recebeu de um grupo de motociclistas roupas novas para seguir viagem. Em Camaquã, recebeu algumas peças de presente de Julio César Santos, trocadas pela turma da Triplo xXx que também deram uma mãozinha pro aventureiro e dormiu no Posto Sim.

De Camaquã Éder seguiu viagem. Mas antes de sair deixou claro que não sabia não sabia qual era seu destino. Pode estar pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou, quem sabe, rumou para Argentina ou Uruguai. O prazer dele é pedalar e não programar seu percurso que já está cheio boas lembranças e novos amigos.


 
 
 

© 2023  Por Sul Pedal. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page