Cicloturismo desponta como tendência em viagens
Socialização e busca por novas experiências são pontos fortes na hora de escolher esta modalidade de passeio
*Clube de Cicloturismo do Brasil
As rotas de cicloturismo têm ganhado cada vez mais espaço no mundo. De acordo com relatório da Federação Europeia de Ciclismo, o segmento movimentou 44 bilhões de euros no continente no ano de 2012 e, em 2014, empregou 524 mil pessoas – número maior que o de empregos produzidos pelo varejo, que aparece em segundo lugar com 80 mil postos de trabalho. Por aqui, ainda não existem dados oficiais sobre a atividade, mas segundo Eliana Garcia, diretora do Clube de Cicloturismo do Brasil, a procura por essa modalidade tem aumentado. “Por meio do site do Clube de Cicloturismo do Brasil temos um bom termômetro deste crescente interesse. De 2001, quando foi fundado o clube, para cá, aumenta ano a ano a quantidade de pessoas cadastradas no site, chegando hoje à marca de 25 mil usuários que praticam ou têm intenção de vir a praticar a atividade”, explica. Eliana ressalta também que, se houvesse mais opções de destinos, a procura seria ainda maior. “Vemos um grande número de interessados que faria mais passeios se houvesse mais estrutura, como maior número de rotas em estradas rurais e trânsito mais amigável nas cidades, por exemplo”.
No exterior, as rotas mais procuradas pelos brasileiros são o Caminho Francês de Santiago de Compostela – na França e Espanha – e a Via Claudia Augusta – que passa pela Alemanha, Áustria e Itália. No Brasil, os mais cobiçados são os circuitos de cicloturismo de Santa Catarina: Vale Europeu, Circuito Costa Verde e Mar, e Circuito das Araucárias. “Também são muito utilizados por cicloturistas os roteiros religiosos de peregrinação, como Caminho da Luz (MG) e Caminho da Fé (SP e MG)”, enumera Eliana.
Para quem quer ser aventurar
O Clube de Cicloturismo disponibiliza gratuitamente o “Manual de Dicas para Cicloturistas de Primeira Viagem”, que orienta de maneira aprofundada como se preparar para fazer viagens turísticas de bicicleta. Eles também informam a lista completa de bagagem, com mais de 150 itens necessários para uma viagem totalmente aventureira, com direito a camping. Acesse o site do Clube de Cicloturismo do Brasil. Clique aqui.
O Cicloturismo no Sul
Aqui na região Sul do Rio Grande do Sul, um trabalho muito bacana de incentivo e principalmente promoção do cicloturismo é feito pelo Pedal Curticeira. Entre alguns dos projetos, está o Cicloturismo Rural – Caminhos Agroecológicos, que tem um calendário pré-estabelecido para 2016 por zonas rurais de vários municípios da região. A próxima pedalada será no dia 15 de maio, no interior de São Lourenço do Sul, que o Sul Pedal detalhará nos próximos dias.
Acesse o site do Pedal Curticeira: Clique aqui.
Confira reportagem em vídeo do cicloturismo no Vale Europeu. Clique Aqui