Começa o revezamento da Tocha Olímpica
A maior festa do esporte mundial começou. Símbolo dos Jogos Olímpicos, a Tocha Olímpica foi acesa no Brasil na manhã desta terça-feira (03), após uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente Dilma Rousseff acendeu a pira olímpica com uma pequena chamada chegada da Grécia e entregou a tocha para a bicampeã de vôlei Fabiana Claudino, que iniciou o revezamento no Brasil.
A corrida de 200m feita por Fabiana em Brasília abriu um percurso que a Tocha fará pelo país. Serão 328 cidades visitadas pelo símbolo dos Jogos, num total de 20 mil km. A tocha será conduzida por 12 mil pessoas durante estes 95 dias e só termina o percurso ao entrar no Maracanã para a abertura dos jogos no dia 05 de agosto.
O esporte do pedal começa a ser representado neste revezamento já nesta quarta-feira (04). É quando a Tocha visita a cidade de Pirenópolis, em Goiás e será conduzida pela campeã brasileira de MTB Raiza Goulão, que deverá representar o Brasil nos Jogos. Raiza é colega de equipe da lourenciana Bruna Elias, na Specialized Racing BR e será a primeira representante do ciclismo no revezamento.
A região Sul também está neste roteiro. Pelotas recebe a Tocha no dia 06 de julho e São Lourenço do Sul e Camaquã fazem a festa com o símbolo dos Jogos no dia 07 de julho. Atletas do pedal conduzirão a Tocha na região, porém, ainda que já se saiba quem são eles, ainda não há divulgação oficial. O Comitê organizador do Revezamento da Tocha Olímpica está fazendo a divulgação gradativa dos nomes, por proximidade de data do recebimento da Tocha, por questões de segurança, análise de documentação pela Polícia Federal e também por questões contratuais com os patrocinadores: Coca-Cola, Bradesco e Renault. Mas há nomes do pedal confirmados para os eventos na região. Em São Lourenço do Sul, por exemplo, serão pelo menos dois ciclistas.
Fotos: Extra
Confira também: Tocha Olímpica é acesa na Grécia