top of page

Tocha Olímpica passa pelo ciclismo da região


A Chama Olímpica está acesa. Em cerimônia realizada em Olímpia, a 300km de Atenas, na Grécia, o símbolo dos jogos foi aceso na manhã desta quinta-feira (21), abrindo de forma oficial a programação para as Olimpíadas Rio 2016. O ginasta Eleftherios Petrounias foi o primeiro atleta a levar a tocha, passando para as mãos do brasileiro Giovane Gávio, bicampeão olímpico com a seleção de vôlei.

Serão seis dias percorrendo a Grécia, berço dos jogos, passando também pela Suíça, para chegar ao Brasil. A capital Brasília será a primeira cidade a receber a tocha, no dia 03 de maio. Começa ai um roteiro por mais de 300 cidades do país, um percurso que só será encerrado quando o símbolo entrar no Estádio Maracanã na cerimônia de abertura dos jogos.

Neste grande percurso, cidades da região Sul também receberão a tocha. Pelotas, São Lourenço e Camaquã estão entre elas. Pelotas recebe a festa no dia 06 de julho, São Lourenço e Camaquã no dia 07. E o mais bacana é que o ciclismo estará presente nestas celebrações. A ideia é que as cidades tenham grandes festas durante a passagem do símbolo e com atletas locais participando do revezamento da condução da tocha. E nada mais justo do que o ciclismo também protagonizar o momento. Atletas do pedal da região farão parte do revezamento, mas, ainda não podem ser divulgados. O Sul Pedal já tem conhecimento de alguns nomes, porém, o Comitê Organizador Nacional do Revezamento da Tocha Olímpica ainda não permite a divulgação da nominata. O evento é patrocinado pela Coca-Cola, Renault e Bradesco que realizaram uma promoção online para a definição das pessoas que vão conduzir a tocha em cada cidade. Primeiro, haverá a divulgação destes nomes para, em seguida, serem também conhecidos os indicados por entidades e prefeituras. Mas haverá, sim, ciclistas com esta honra. Em São Lourenço, por exemplo, serão dois atletas do pedal no revezamento. Logo divulgaremos.


São Lourenço do Sul

Para apresentar os preparativos para sediar o evento e o histórico de valorização e incentivo ao esporte no município, a Prefeitura e a Comissão de Revezamento da Tocha Olímpica promoveram uma reunião na sede social da AABB na noite de terça-feira (19). Durante a atividade, que teve como objetivo contagiar a comunidade com o espírito dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além de envolver a população em geral e entidades representativas na organização das atividades referentes ao Revezamento da Tocha Olímpica em São Lourenço do Sul. Na ocasião, o prefeito Daniel Raupp afirmou estar orgulhoso por poder contribuir para este momento histórico em São Lourenço do Sul. “Receber o Revezamento da Tocha Olímpica, símbolo universal da união entre os povos, neste momento único para a América do Sul, com os Jogos Olímpicos sendo realizados no Brasil, é uma oportunidade ímpar para divulgar as potencialidades do município”, destacou.

O município pretende realizar um grande evento. Além de receber a caravana do Comitê organizador e dos patrocinadores, a ideia é envolver entidades esportivas e também culturais para fazer uma grande festa. Há até a possibilidade de decreto de ponto facultativo no dia 07 de julho, para que toda a comunidade tenha a oportunidade de vivenciar o clima olímpico na própria cidade. Uma comissão com várias entidades está preparando as atividades, entre elas, a União Lourenciana de Ciclistas (ULC), representando o pedal.


Foto 1: Reuters/Alkis Konstantinidis

Foto 2: Prefeitura São Lourenço/Guilherme Krüger


bottom of page