Deu Brasil na Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul
*Com informações da CBC
Depois do Chile e do Equador levarem a primeira colocação na Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, este ano, deu Brasil. Após cinco etapas, o brasileiro Murilo Affonso, que venceu a etapa de abertura, manteve o bom desempenho e a regularidade, conquistando a competição. Este é o primeiro título brasileiro da Volta que chegou a 3ª edição em 2016. Em segundo lugar na classificação geral terminou Kleber Ramos, seguido por Alan Maniezzo, em terceiro.
A competição que tem status classe 2.2 da UCI, reuniu 18 equipes, sendo dez brasileiras e oito estrangeiras, em uma disputa eletrizante por quase 800km, onde não faltou os encantos da serra gaúcha, com garoas e neblina que causou uma relargada no domingo (10), durante a última etapa.
No último dia, o pelotão chegou com o grupo principal selecionado e motivado a encarar o encerramento da competição. Nos quilômetros finais, a disputa foi acirradíssima, com as equipes muito agressivas em busca do pódio. Mas o excelente trabalho da equipe brasileira Funvic/Soul Cycles fez toda a diferença, mantendo seus atletas sempre na frente do pelotão. Kleber Ramos gastou todas as suas energias para ajudar seu companheiro e terminou na 12ª colocação da etapa, garantindo o segundo posto na geral a 53 segundos do campeão. Já Murilo Affonso, que conquistou a camiseta azul de líder geral ainda no primeiro dia, completou a etapa na 4ª colocação e garantiu o título, uma vez que o atleta teve a melhor regularidade nas cinco etapas, liderando a classificação geral de ponta a ponta e terminando com 19h12min09s. Alan Maniezzo, da equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, também foi um dos destaques da subida. O ciclista venceu o primeiro prêmio de montanha, e ainda garantiu o título geral da categoria e conquistou o segundo lugar na etapa, terminando em terceiro na classificação geral a 54 segundos de Murilo. O segundo prêmio de montanha foi conquistado pelo ciclista Mauricio Morandi, da Memorial Santos/Fupis. A vitória da quinta etapa ficou com Jefferson Cepeda e o bronze foi para Edson Calderon.
O Brasil também comemorou outras duas grandes conquistas. Na disputa por equipes, a Funvic celebrou o primeiro lugar. Entre os potenciais atletas da nova geração, Endrigo Rosa Pereira, da Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada, faturou o título de campeão da categoria Sub 23.
Gaúchos comemoram
Os atletas do Rio Grande do Sul mandaram muito bem na competição. Campeão da categoria Sub 23, Endrigo Rosa Pereira é gaúcho de Vacaria. A equipe Apuana Team também fez bonito. O pelotense Felipe Fossati Reichert foi o melhor gaúcho na competição, ficando com a 13º colocação. Também da Apuana, Augusto Bordin Koppe foi 28º, Gregory Schimidt 51º, Cristiano Saurin 74º, mas Vanderlei Melchior e Luiz Antonio Hendges não conseguiram concluir a competição. Na classificação geral, a equipe Apuana Team foi a 8ª colocada.
Já pela Seleção gaúcha, Paulo Ricardo Brum Duarte foi o 54º, Ulysses Translatti Pante 57º e Daniel Augusto Neumann 64º. Os pelotenses Fábio Garcia Lima e Márcio Silveira Lopes, que também integraram a Seleção Gaúcha, não concluíram a competição. Márcio passou mal na primeira etapa e Fábio quebrou, também no primeiro dia. A Seleção Gaúcha ficou com a 14ª colocação.
Foto 1: Luis Claudio/CBC
Fotos 2 e 3: FGC