top of page

Vem ai a Volta Internacional do Rio Grande do Sul


Abril será um mês especial para o ciclismo gaúcho. É quando ocorre a 3ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, uma das mais importantes competições do país que além de reunir os maiores nomes do pedal nacional, conta também com a participação de atletas e equipes de vários países.

A volta será entre os dias 06 e 10 de abril, com etapas que passam por várias cidades, porém, detalhes ainda não foram divulgados pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que promovem a competição que dá ranking para a União Ciclística Internacional (UCI), que supervisiona o evento. Pouco foi divulgado até o momento sobre a competição deste ano.

Como de costume, o Rio Grande do Sul é representado na competição pela Seleção Gaúcha, composta por seis atletas convocados pela Federação. A relação também ainda não foi divulgada, mas, após algumas pesquisas nas redes sociais da Internet, vai ai uma aposta: a Seleção Gaúcha deve ser composta por Paulo Ricardo Brum Duarte, Daniel Neumann, Andersson Rossi, Ulysses Translatti Pante e os pelotenses Fábio Garcia Lima e Marcio Silveira Lopes, sob o comando de Darmes Labatut, novamente o técnico. É uma aposta e claro que quando os nomes forem oficializados, voltamos a tratar do assunto. Além dos dois pelotenses já citados, outro que estará na disputa será Felipe Fossati Reichert, pela equipe Apuana.

Também ainda sem confirmação oficial, há algumas equipes que já teriam confirmado participação, conforme informações de Nadir Duarte, na página da Volta Internacional do RS no Facebook: Team Novo Nordisk (Estados Unidos), Team Vivo (Paraguai), Team Equador (Equador), Funvic Soul Cycles (equipe continetal), FDC (Equador), Schneck (Uruguai), Bragados Clube (Argentina), além é claro de equipes de todo o Brasil e várias outras que ainda se integrarão a competição.


A Volta em 2015

No ano passado, um total de 855 km foram percorridos pelas cidades de Sapiranga, Torres, São Francisco de Paula, Cambará e Farroupilha. Depois de várias edições realizadas, com diferentes nomes, a competição, em 2015, teve pelo segundo ano a denominação de Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul. O equatoriano Byron Guama, da Team Movistar, terminou a competição com o título de campeão geral.


Foto: Luis Claudio Antunes/Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) – Volta 2015

bottom of page