top of page

Projeto assegura transporte de bikes nos ônibus metropolitanos e intermunicipais

*Agência de Notícias da Assembleia Legislativa


De autoria do deputado Juliano Roso (PCdoB), o Projeto de Lei 53/2016 assegura o embarque e transporte de bicicleta pessoal ao usuário do transporte metropolitano de passageiros e transporte público intermunicipal de passageiros do Rio Grande do Sul. Roso sublinha que a sua proposição visa assegurar um antigo direito do usuário de transporte público, consolidando a integração dos meios de transporte, auxiliando a redução da poluição, representando um necessário avanço (mesmo que tardiamente) no transporte público.

"Ressaltamos que o projeto de lei visa estabelecer que as empresas responsáveis pelo transporte público de passageiros (metropolitanos) instalem, na parte dianteira externa dos veículos, suporte para a colocação de bicicletas. O suporte deverá conter espaço para, no mínimo, três bicicletas, devendo ser dotado de mecanismo de travamento a ser acionado pelo motorista", esclarece. Em relação ao transporte intermunicipal, as bicicletas serão transportadas no bagageiro, recebendo o mesmo tratamento dado às bagagens, ou seja, de controle de identificação e indenizações para os casos de danos ou extravio.

O parlamentar destaca que a sua proposição segue uma tendência mundial, alinhada a um novo olhar para a mobilidade urbana, como já ocorre em Londres, Miami e Los Angeles, entre outras cidades do mundo. O projeto foi entregue a Assembleia na semana passada e está tramitando na casa.


bottom of page