Bruna Elias se prepara para o Pan-Americano de MTB XCO
Após a importante conquista da Copa Internacional em Araxá, Minas Gerais, a jovem lourenciana Bruna Elias está na expectativa para o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike XCO, que será disputado na província de Catamarca, na Argentina, entre 29 de março e 03 de abril.
Bruna vai representar o Brasil, é claro, mas está indo para a competição pela equipe Specialized Racing BR, já que a Confederação Brasileira de Ciclismo convocou apenas atletas das categorias Elite Masculina e Elite Feminina para a competição que reunirá competidores de vários países. Bruna estava na expectativa de ir à Argentina, já que no planejamento da equipe para o ano, estava prevista a participação dela nesta competição. Porém, isso dependia de seu desempenho em Araxá e, como conquistou a Copa Internacional, ela carimbou o passaporte para a Argentina.
A jovem de 15 anos sabe que este será o principal desafio de sua carreira até o momento, mesmo sendo bicampeã brasileira e bicampeã gaúcha. “Lá o buraco é mais embaixo. São atletas muito fortes, mas se elas treinam, eu também estou treinando e vou dar o meu melhor”, comenta a menina que, assim como em Araxá, disputará a competição uma categoria acima da sua idade, dificuldade a mais. “Mas não tem pressão. O Cadu (técnico) já me disse que não tenho o compromisso de vencer lá. A ideia da equipe é que eu conheça as adversárias, conheça os atletas de outros países, para ver como são os desempenhos deles. É para que eu adquira experiência, possa conhecer as trilhas de lá que são bem difíceis, de pedras muito soltas”, explica Bruna, lembrando a conversa que teve com seu técnico, Cadu Polazzo. Mesmo assim ela garante que vai para buscar o título. “Estou ansiosa”.
O treinamento de Bruna esta mesclando preparação, mas também regeneração, já que ela ainda sente o desgaste da Copa Internacional (04 de março) e da etapa do Campeonato Gaúcho, no último domingo (13). Não me sai bem no Gaúcho, estava cansada, senti muito durante a prova e fiquei em segundo. Mas o Cadu mesmo me disse pra relaxar que nem sempre se ganha. Agora o foco é o Pan-Americano mesmo”, reflete a jovem ao falar dos treinos nestas semanas que antecedem a competição, mesclando na bike intervalados e giros, pilates e musculação em academia.
Convocados pela Confederação Brasileira
Nesta terça-feira (15), a Comissão Técnica do Ciclismo Mountain Bike e o Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), convocaram os atletas da Seleção Brasileira para o Campeonato Pan-Americano.
Masculino - Henrique Avancini, Rubens Donizete e Ricardo Pscheidt
Feminino - Raiza Goulão e Isabella Lacerda
Comissão técnica - Cadu Polazzo (Técnico) e Helio de Souza (Técnico/Plano Brasil Medalhas)