Bruna Elias conta detalhes da vitória na Copa Internacional
Jovem teve de se superar após queda que a deixou inconsciente para vencer a competição
A jovem lourenciana Bruna Elias tem uma curta, mas já notória trajetória no esporte. E quem a conhece, sabe que são muitos os momentos de superação da jovem de 16 anos. Bicampeã brasileira de bicampeã gaúcha de Mountain Bike, ela teve mais uma importante conquista no início de março. Na cidade de Araxá, Minas Gerais, ela consagrou-se campeã da Copa Internacional de Mountain Bike, considerada a mais importante competição da modalidade na América. Mesmo correndo na categoria Júnior Feminina, uma acima da sua e com concorrentes até três anos mais velhas, ela venceu no sábado (05). E ela contou detalhes da competição e das dificuldades ao Sul Pedal.
Confira como foi a conquista
A vitória na importante competição não foi nada fácil. Bruna caiu durante treino na pista dois dias antes, ficou inconsciente e teve de receber atendimento médico. O socorro veio da colega de equipe Raiza Goulão. “Eu não lembro de nada, mas a Raiza disse que eu acordei e só lembrei dela. Eu não sabia onde estava, que dia era, nem lembrava que eu era da equipe Specialized. Eu só lembrava da Raíza. Quando eles me disseram que eu estava em Araxá, pensei: Meu Deus, o que estou fazendo aqui. Mas a Raiza me levou para a tenda da equipe, onde eles me atenderam e me levaram ao Hospital da Unimed. Fiquei a tarde toda lá, fiz tomografia, mas graças a Deus não tinha nada, foi só um susto”, relata a menina que chegou a ter incerteza se seu aniversário (dias antes), já tinha passado. “Mas nem lembro disso tudo, a Raiza é quem me contou o que aconteceu”, detalha ela, dizendo que em função da chuva, um trecho de pedras na trilha estava escorregadio, o que provocou a queda e a batida da cabeça em pedras.
Já no sábado, dia da prova, Bruna estava satisfeita com o belo dia de sol que a tranquilizava. Mas não foi fácil. Na largada, a chuva começou novamente e a grande quantidade de atletas, de sua categoria, de outras femininas e algumas masculinas, dificultou a largada para ela e também ultrapassagens nas trilhas. Mas Bruna foi atrás, passando uma e outra concorrente até ficar na liderança. Mas veio um tombo e a perda de posições. Recuperada e buscando as ultrapassagens, Bruna novamente chegou à liderança, mas a queda de um atleta de outra categoria resultou em um novo tombo da lourenciana. “Ai eu vi as meninas me passando. Fiquei com medo, pois bati a cabeça de novo no mesmo lugar. Me conformei, pensei que não era mesmo para mim ganhar. Mas levantei e segui a prova”, lembra ela. E seguindo nas trilhas, Bruna foi buscando as adversárias até chegar à liderança e cruzar a linha de chegada três minutos à frente da segunda colocada, tempo fantástico em se tratando de mountain bike em trilhas.
Resultado leva a outra importante competição
Intensamente feliz, Bruna vive dias de sonho. Desde janeiro deste ano ela integra a equipe Specialized Racing BR e é treinada por Cadu Polazzo, que é também técnico da Seleção Brasileira. E com este resultado em Minas Gerais, a equipe a levará para o Pan-Americano na Argentina. “Vou disputar de novo em categoria superior a minha idade. Lá o buraco vai ser mais embaixo, mas se elas estão treinando, eu também estou. E estou evoluindo”, garante a menina acostumada a enfrentar inúmeros desafios para chegar, sempre, no degrau mais alto do pódio.
Encontro com “os grandes” rende muitas risadas
Bruna ainda está se acostumando a estar envolvida nos eventos que reúnem os grandes nomes do esporte. E seus relatos são divertidos. Ele lembra que em Araxá Raiza Goulão estava aquecendo no rolo para sua prova, na tenda da Specialized. Bruna, é claro, estava com a colega de equipe que é campeã brasileira na Elite Feminina e deve representar o país nas Olimpíadas. “Era um monte de gente olhando a Raiza aquecendo, claro, ela é famosa. Ai me dei conta, nossa eu sou colega de equipe dela, toda essa gente quer ver ela e eu estou aqui”, diverte-se Bruna ao lembrar.
Com o campeão brasileiro da Elite Masculina, Henrique Avancini, campeão também em Araxá, o encontro, agora, rende muitas risadas. Bruna estava com o amigo pelotense Cesar Castro, quando encontraram Avancini. Cesar pediu foto e Bruna o fotografou com o campeão. Ai veio a surpresa: “Depois da foto o Avancini veio em mim e disse: Oi Bruna, tudo bem? Está melhor do tombo? Respondi que sim e ele me desejou boa sorte na prova. Quando ele saiu, me deu um vermelhão de pensar que o Avancini me conhece. Como que ele chega e me chama pelo nome, sabe do meu tombo?”, lembra a jovem em meio a muitas risadas, ainda entendendo a dimensão que sua trajetória está tomando.